Chama Crioula abre festejos farroupilhas

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas promove, dia 22, em São Lourenço do Sul, o acendimento da Chama Crioula 2009, marcando o início dos festejos farroupilhas no Estado. Mais de 600 cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas já confirmaram presença no evento. Até o dia 20 de setembro, data da extinção do fogo histórico, mais de 3 mil cavalarianos devem passar pelo município. A solenidade terá como cenário a Fazenda do Sobrado, propriedade que pertenceu à irmã de Bento Gonçalves e foi construída no final do século XVIII. O evento contará também com a participação do ator Werner Schunemann, em uma encenação teatral, interpretando o coronel Bento Gonçalves.
Para este ano, o tema escolhido é “Os Farroupilhas e suas façanhas”, contando nove episódios marcantes da epopéia farrapa. São eles: a invasão de Porto Alegre, a proclamação da República Rio-Grandense, a fuga de Bento Gonçalves do Forte do Mar, a tomada de Rio Pardo, a travessia dos Lanchões, a República Catarinense, a estruturação da República Rio-Grandense como nação, a formação da Assembleia Constituinte e a Paz de Ponche Verde.
A prefeitura de São Lourenço organizou uma série de atrações para os visitantes. A programação inclui shows, palestras, oficinas, entre outras atividades.

Comentários