Essa é para as mamães

Que o sol tem seus benefícios, todos sabem! No entanto, a exposição solar incorreta pode ser extremamente nociva para a saúde e causar doenças, como, por exemplo, o câncer da pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, em 2009 surgirão 100mil novos casos da doença no Brasil. Só no Rio Grande do Sul serão 9.970. Para a dermatologista Berenice Capra, a única forma de reverter futuramente este quadro negativo e reduzir os números é conscientizando a população para os efeitos nocivos do sol. “O câncer da pele também mata, quando seu diagnóstico for tardio. É necessário que se adote como hábito diário alguns métodos simples de prevenção”, afirma.
Ela ressalta que todo o sol que se pega durante a vida tem efeito cumulativo. Por isso, são raros os casos de câncer da pele em crianças, mas muito importante que a prevenção inicie ainda na infância. “Quando os cuidados começam nos primeiros meses de vida, diminui-se a chance de desenvolver a doença na vida adulta, já que na infância e adolescência tomamos cerca de 85% da radiação solar a que estaremos expostos ao longo da vida”, informa.
A médica, que também é coordenadora regional da 11ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele no Rio Grande do Sul, faz um alerta aos papais de que uma criança de até seis meses não pode ficar diretamente exposta ao sol nos horários entre 10h e 16h. “Nesta idade, não é recomendado à utilização de protetor solar devido à absorção que pode ocorrer pela pele e, em função da imaturidade hepática e renal, a metabolização desse produto poderá ocasionar outros problemas”.
A partir do sexto mês é necessário que se utilize filtros específicos infantis que tenham em sua composição filtros solares físicos, ou seja, que formam um filme sobre a pele, refletindo os raios solares. “Eles são mais seguros nessa fase da vida e não costumam causar alergia”. Os protetores solares recomendados devem ter FPS não inferior a 30, com proteção anti UVB e anti UVA, dando sempre preferência aos que tenham em sua composição óxido de zinco ou dióxido de titânio, por terem a propriedade de refletir a radiação solar.

Comentários