Machado não escreveu para adolescentes

Os professores de Literatura não gostam muito quando toco no assunto. Não importa, porque não estou aqui para agradar aos professores de Literatura, ou alguma outra classe. A verdade é que eles não gostam, porque, de certa forma, contesto uma prática comum desde que existe a disciplina: empurrar leitura para os estudantes.
Hoje se comenta que os jovens não gostam mais de ler, que as crianças de 8ª série do Ensino Fundamental ou aqueles do Ensino Médio se negam ou fingem ler o Dom Casmurro, do Machado de Assis, por exemplo. Só fazem uso da obra para se livrar do dever de casa. Ora, o fato não é que os jovens são seres sem cultura, que ignoram os livros. O fato é que Machado de Assis não escreveu para adolescentes lerem o seu Dom Casmurro. O texto é pesado, cheio de características da escrita do século XIX, o que não vai atrair de jeito algum a pessoa que está formando uma identidade em leitura. Assim, forçando os estudantes a ler este tipo de obra, vai se conseguir deixá-lo avesso aos livros, criando uma geração de pessoas indiferentes aos textos sensacionais escritos por brasileiros e estrangeiros. Machado de Assis é muito bom, mas tem que ser pego por opção do leitor e não por imposição do professor.
Eu, por exemplo, sou fissurado em livros, gosto mesmo de ler e, muitas vezes, até releio alguns dos que tenho em casa. A minha formação inicial, entretanto, foi feita com a leitura de gibis. Eles eram perfeitos, me divertiam e faziam viajar na história do Tio Patinhas, Pato Donald, Pateta e toda a turma da Disney. E se fosse me preocupar com o tipo de conceito sobre quem lê os gibis, seria um excluído cultural pelo elitizado grupo que caracteriza o que é boa leitura.
E se os jovens só querem ficar em frente ao computador, vamos deixá-los lá mesmo. Existe, hoje, os e-books, que trazem textos bons e tradicionais em formato digital. Para aqueles que ainda gostam do convencional, segue uma dica bem leve, agradável, que permite viajar e conhecer por bem traçadas linhas, um pouco mais do nosso país. Refiro-me ao grande, em quantidade de páginas, e muito bom livro, Me Leva Brasil, organizado a partir da série televisiva apresentada pelo jornalista Maurício Kubrusly, no programa Fantástico, da Rede Globo. Peguem este ou outro de sua escolha e faça uma boa leitura.

Comentários