É sustentável um mundo sustentável?

Fui o mediador da webinar Educação Ambiental, Biodiversidade e Sustentabilidade,  promovida pela Sema do RS, com a participação do ambientalista Marcos Sorrentino, tendo como debatedores representantes das secretarias do Meio Ambiente do RS, SC e PR.
Foi uma excelente oportunidade para aprender mais sobre a questão ambiental, mas também uma abertura para a reflexão sobre o mundo sustentável.  Como fazer? Como fazer com que as empresas se enquadrem na sustentabilidade ambiental e consigam, ao mesmo tempo, ser sustentáveis financeiramente?
É este o desafio que os empreendedores devem se propor, atualmente.  Quem tem juízo opta por comprar de empresa que não é poluidora, assim, quem se atém a ampliar o investimento na minimização dos danos gerados durante o processo produtivo tende a vender mais, mesmo que isto não signifique, necessariamente maior lucro líquido,  pois as despesas com as questões ambientais serão maiores. 
De qualquer forma, consegue um excelente ativo para sua marca. Gera valor para a marca, o que hoje é algo significativo.  Uma marca com valor alto consegue transferir este bom conceito para seus produtos e agregar no preço final. 
Assim, por óbvio,  quem se preocupa com a sustentabilidade ambiental,  com o tempo, passa a dar maior sustentabilidade financeira para sua empresa. É planejamento para longo prazo,  que deve ser feito com cuidado é de forma bem abrangente.  

Comentários