Exemplo a ser seguido

Trinta deficientes farão, pela primeira vez no Grande ABC, turismo submarino na piscina, durante o "I Desafio Subaquático". A atividade, conhecida como batismo de mergulho, acontece dia 20 de setembro, às 8h, no clube ADC Quattor, em Santo André, e marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Os 30 participantes são alunos e ex-alunos do Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André (Nanasa), mantido pela Prefeitura, com patrocínio da APOLO (Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC).
Os 30 atletas especiais são pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, todas com idade superior a 15 anos. Para aprender a usar os equipamentos de mergulho - luva de membrana, roupa especial, nadadeiras, cinto de lastro, colete equilibrador, cilindro e regulador -, no sábado, dia 19, que antecede o Desafio Subaquático, o grupo acompanhará um treinamento com aula teórica, sobre técnicas de mergulho, forma de utilização e informações gerais de cada equipamento e a história do turismo submarino no mundo.
O objetivo é aproximar a atividade da realidade das pessoas, como opção de lazer. “Muitos poderão descobrir a atividade e depois passar a freqüentar um curso de mergulho e até se tornar profissional”, assegura Lúcia Sodré, especialista em mergulho adaptado e diretora da HSA Brasil.

Comentários