Menos trabalho

Fico maluco quando ouço falar em redução da jornada de trabalho. Sei que para mim, que tenho 30 horas semanais é uma barbada dizer isso, quando existe aqueles que têm 40, 44. Tente se imaginar como dono de uma empresa. O teu funcionário, aquele que ganha pouco - é verdade - trabalha 11 meses no ano (tem um de férias), recebe, de você, 13 e tem mais um, em cima do que paga de imposto, formando 14 salários no ano. Naquele período em que fica parado ainda tem o adicional. Para quem recebe tudo isso ainda é pouco. Deveria ser mais, mas para quem paga é bastante. Tem INSS, FGTS, Cofins, ICMS, IPI, e tantos outros Is, que o post ficaria muito longo.
Ao se falar em redução de jornada, as pessoas acham que vão trabalhar menos e ganhar o mesmo. Isso é incoerência. O debate, surge como uma etapa da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95. Em tramitação no Congresso Nacional, a PEC reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem diminuição dos salários, e aumenta o adicional da hora extra de 50% para 75% do valor da hora trabalhada normal. Querem detonar com tudo e não acham jeito. O que vai acontecer é que as pessoas vão ter que fazer muito mais, em menos tempo. Caso contrário, a onda de demissão começa.

Comentários

Unknown disse…
Já que é pra falar de coisa séria, vamos lá. Discordo de ti. A redução da jornada pode abrir vagas de trabalho. E, não esqueça, em países desenvolvidos as pessoas também trabalham menos - tá, até ganham mais - e são mais felizes, aposto.
bjs
Danton K disse…
O trabalhador neste país já é explorado demais. E nem falo da nossa categoria, que como tu disse trabalha 30 horas. Mas eu sou a favor da redução.