Cadarços

Porque é tão difícil atar os cadarços? Tem gente que nem sabe falar cadarços. Dizem cardarço. Mas esse é outro problema. Tenho um colega que costuma andar com os sapatos desatados. Ficam aquelas duas tiras balançando de um lado a outro sem parar e, mesmo que você avise, não adianta. Comenta que as tais cordinhas dos calçados se desatam com muita frequência. Certo. Acredito. Não é a primeira pessoa que preferiria comprar apenas aqueles que não têm nada o que amarrar. São práticos, fáceis. Enfia o pé e deu. Mas que nada. O cara cresce e logo tem que aderir a moda cadarcenta, que força a ter que atar, de forma direita, as cordinhas. O pior não é nem o momento de dar o nó e o tope. O mais chato é enfiar em todos os buraquinhos de forma que fiquem de tamanhos semelhantes no final. Um dia fui ensinar - isso lá pela 8ª série - um vivente a deixar seu tênis em dia. A primeira coisa que fiz foi puxar bem os cadarços. Daí comecei o nó. Logo a professora, que acompanhava minha boa ação, me contestou. "Eles não estão alinhados, Marcio". De fato, um era pequeninho e outro grande. Vi que eu também não sabia. Hoje consigo. Quer dizer. Só enfio o pé e é isso. Logo os calçados estragam, mas não corro o risco de cair, amarrado em um cadarço desamarrado.

Comentários