Valor de um amigo

A dificuldade de se encontrar um amigo de verdade é algo que me intriga. Existem, é claro, aqueles que são os amigos de verão. Eles te conhecem e são teus parceiros durante a estação, pois na tua casa tem piscina e quiosque bem bacanas. Existem aqueles que são teus amigos de inverno. A sua casa em Gramado é sempre motivo de empolgação para passar alguns finais de semana na Serra em turma - adoram andar em turma. Conheço aos amigos de primavera. Para eles tudo é colorido como um jardim de flores perfumadas. Não conseguem ver, nem falar de problemas. Não faltam os amigos de outono. São as criaturas que deixam as folhas caírem e não fazem questão alguma de ajudar a levantá-las.
Não tenho piscina, nem quiosque, nem casa em Gramado, não faço questão que curtam tudo que faço ou que digo, nem tenho força de levantar todas as folhas que caírem. Ou seja, só quero e só vou cultivar os amigos que se prestarem a ser meus amigos de verdade. São pessoas que mesmo sem saber tudo de mim, me dão atenção e não se incomodam em receber a minha atenção. Me respeitam e demonstram interesse em ser respeitados. Aceitam a troca de ombros sempre que precisar: um dia choro eu, outro dia meu amigo. Conquistam, realizam, têm vitórias e sentem orgulho disto, da mesma forma que se orgulham de minhas conquistas, realizações e vitórias.
Posso ter R$ 1,00, posso ter R$ 1 milhão. A única diferença para meu amigo será a distância que estamos. Dá uma saudade, quando a distância é grande. Dói, como dói o afastamento da família, de um grande amor.
Bom saber que tenho bons amigos, daqueles de verdade. Tenho muito mais destes dispensáveis, é verdade, mas eles também fazem parte da vida.

Comentários

Unknown disse…
Belo texto. Amigos de estação, amigos de ocasião!!!