Malandro é malandro e mané é mané

O craque do samba, Bezerra da Silva conseguiu resumir a relação humana de uma forma bem humorada e verdadeira no clássico Malandro é malandro e mané é mané. Ele canta com bastante propriedade, que malandro é o cara que sabe das coisas, é aquele que sabe o que quer. E é verdade. No dia a dia comprovamos a existência de uma série de tipos de malandros. Existem os que são defendidos pela música de Bezerra, que se refere a um cara bacana, esperto e altivo. Por outro lado, existem os malandros que são os considerados espertalhões, que querem levar vantagem em cima dos manés. E estamos cheios de manés por aí. Dá para ver, quase toda a semana, nas páginas do jornal O Informativo do Vale, notícias de que mais uma pessoa foi enganada no golpe do bilhete premiado ou da mensagem que jura entregar um carro zero quilômetro.
Alguns de vocês devem pensar, que as pessoas enganadas costumam ter uma idade avançada, e que acabaram se deixando levar pela esperteza dos malandros soltos por aí. Ora, mas esta justificativa deveria servir justamente para mostrar o contrário. Quem tem uma certa idade deve estar ciente de que dinheiro fácil não existe. E que, ninguém, por melhor intensionado que seja vai sair distribuindo dinheiro de loteria entre pessoas desconhecidas.
O outro golpe que tem tido bom resultado para os bandidos e feito os manés caírem é o da mensagem premiada. Não existe quem possa ganhar um prêmio sem ter participado da promoção. Se você nunca demonstrou-se interessado em participar, mandando mensagem, adquirindo cupons, ou fazendo compras que valem cupons, porque cargas d’água iria ganhar? Você acha que é Deus que faz o sorteio e irá lhe premiar mesmo sem estar participando da promoção?
Chega desta ganância, esta vontade de ganhar dinheiro fácil. Tem dinheiro quem trabalha com o corpo e a mente. E se você foi enganado, pode sentir-se bem mané, porque, como disse o Bezerra, Mané é um homem desconsiderado, e da vida ele tem muito o que aprender.

Comentários