Não gosto de festa junina

As festas têm origem na homenagem a três santos católicos: Santo Antônio (13/06), São João (24/06) e São Pedro (29/06). A reverência a estes homens, que ganharam a titulação, por certo, por sua benevolência durante a passagem pela terra, acabou virando uma grande farra - uma forma da igreja ampliar a arrecadação e atrair mais fiéis.
No Brasil, o jeito caipira de ser, passou a ser o principal ornamento deste festejo. São feitas comidas típicas do interior e que agradam ao paladar de quase todos. E como inverno é, pelo menos no Rio Grande do Sul, um dos astros é o quentão. Aquece a alma e, acredito, até o santo que é lembrado no dia.
Tudo é alegria. Ops! Acho que não. Acompanhando tudo que vejo de fotos sobre Festa Junina, as brincadeiras, quadrilha, músicas,... chego à conclusão de que não gosto de Festa Junina. Não curto estragar minhas roupas pondo remendos, não gosto de riscar o rosto fingindo uma barba que não gosto de ter, acho feias as meninas com as maçãs do rosto rosadas e pingadas com caneta, sem contar os vestidos feios pra caramba, que cobrem pouco além da bunda.
Entendo a realização desta folia, respeito e até já me diverti em uma ou outra, mas não sou a melhor companhia para pular a fogueira, para dançar a quadrilha e muito menos para comer a cocada,

Comentários