Pés descalços

Ando devagar, porque já tive pressa, disse o poeta. E mesmo lentamente é preciso andar.
Ir adiante, ter o que buscar. Colocar objetivo nos serve como desafio, instiga, motiva, faz com que sejamos competitivos com o nosso interior.
Querer algo é natural do ser humano.  Precisamos mais do que temos. E não se trata de vaidade ou ambição fria. É pura vitamina para o seu íntimo, é manter a vida com significado. 
Mas e se eu estiver desanimado? Se não conquistar meus objetivos? Se não enxergar mais motivos para lutar? Se o chão sair dos meus pés? E se eu estiver descalço nesta corrida chamada vida?
Os "ses" que o tempo nos apresenta, muitas vezes, são responsáveis por desistências, por uma sensação de fraqueza, de incompetência, que resulta em tristeza e falta de vontade de seguir. 
O caminho, no entanto, é longo. Nem sempre estaremos com o calçado ideal; às vezes,  até descalços nas rosetas campo afora; não é fácil continuar, mas não estamos só. Existem pessoas que podem nos ajudar. Amigos, familiares, voluntários, pessoas especializadas, médicos vão estar do nosso lado. Eles não podem impedir que a roseta espete nosso pé. Porém, no fim do dia, podem passar algum creme para amenizar a dor.
Por isso, não julgue, nem se permita ser julgado. Ninguém está no corpo do outro para saber o que sente. O importante, também, é saber que ninguém está sozinho. Então, se seu amigo precisa de um ombro, empreste; se ele não consegue seguir seu caminho, o ajude; se for preciso, o carregue no colo, hoje, porque amanhã você poderá precisar deste apoio. 
O fundamental é que saibamos onde está o interruptor, que acende a luz para iluminar nosso caminho, mesmo que descalço, porque, em algum momento encontraremos o calçado ideal para nos dar o conforto necessário aos pés. 
A vida é nosso maior bem. E devemos aproveitá-la ao máximo até que ela decida quando acabar. Às vezes, parece complicada, mas não há nó que não se desate, quando buscamos a ajuda de quem entende do nó que encontramos. 

Comentários

Excelente, Márcio
Não julgue, nem seja julgado. Amei
Anônimo disse…
Muito penetrante a mensagem. Amei...
Anônimo disse…
Muito penetrante a mensagem. Amei...